quarta-feira, 30 de maio de 2012


Egberto Fernandes de Aragão
Nota Biográfica (Digitado, 10/2005)



Egberto Fernandes de Aragão nasceu na cidade de Conquista, hoje Vitória da Conquista, em casa na Rua Grande, hoje Praça Tancredo Neves, sítio mais antigo da localidade.
Em 30 de outubro de 1936, data do nascimento de Egberto, Conquista não tinha grande expressão. Sequer possuía escola com curso secundário. A principal praça da cidade, onde residiam seus pais, era pouco arborizada e sem atrativos, exceto a arquitetura de algumas poucas casas.
Egberto é filho de Guilherme Felipe de Aragão, português, caixeiro-viajante que aportou na cidade com dois outros irmãos, Leandro e Norberto, e de Ana Angélica Fernandes de Aragão, de tradicional família conquistense.
Os primeiros anos de escolaridade, Egberto passou na Escola da Professora Helena Cristália e cursou ginásio no Instituto de Educação Euclides Dantas, em Vitória da Conquista, Bahia, e estudou por algum tempo em Teófilo Otoni, Minas Gerais.
Aos doze anos de idade, Egberto fez suas primeiras pinturas. Adolescente, já era considerado pintor pelos jovens amigos.
Em sua adolescência, Egberto era leitor assíduo de romances e poesia e dizia encontrar aí elementos da pintura. Foi ele, indubitavelmente, o introdutor da pintura surrealista em Vitória da Conquista e, igualmente, o iniciador do fazer pintura não por diletantismo, mas com apuro e busca constante de aperfeiçoamento. Seus ensinamentos marcaram profundamente a pintura de Geraldo Rocha, promissor artista prematuramente falecido, e de Adilson Santos, prolífico pintor figurativo, nacionalmente reconhecido.
Avesso a exposições e à comercialização de seus quadros (evitava mesmo curiosos de sua arte), Egberto não se tornou pintor conhecido, mas isso em nada obscurece a importância de seu trabalho artístico e de sua influência, que propõe maior admiração por força do meio, ao tempo desestimulador, onde passou fase de auto-aprendizagem. Poucas de suas telas encontram-se em poder de terceiros.
Em 1967, Egberto uniu-se a Valdenir Pereira de Jesus, sua companheira a partir de então até o restante de seus dias, com a qual teve os filhos Laudiê Pereira de Aragão, Marco Antonio Pereira de Aragão e Itamar Pereira de Aragão.
O pintor faleceu em 01 de junho de 2005.
De 21 até 31 de outubro de 2005, o Museu Regional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia rende-lhe homenagem com exposição de quadros de sua autoria – “A Pintura Fantástica de Egberto Aragão”.
(Ruy Medeiros)

Nenhum comentário:

A Conquistense do Araguaia

  Blog do Anderson  >  Colunistas  >  Ruy Medeiros | a Conquistense do Araguaia Setenta e cinco anos é a idade que ela teria nesse 22 ...