quarta-feira, 30 de maio de 2012


Ternos de Reis




Ruy Medeiros(Digitado 11/2004)





Ternos de Reis estão presentes há muitos anos em Vitória da Conquista. Trata-se de uma tradição européia que fincou raízes no Brasil. Já em seu Compêndio Narrativo do Peregrino da América, dos anos 20 do Século XVIII, Nuno Marques Pereira, documenta a existência do festejo – grupo de homens, numa vila, de porta em porta, cantando reis, acompanhados de instrumentos musicais.

Espalhado pelo Brasil afora, também chega a Vitória da Conquista. Tem seu desenvolvimento aqui sobretudo nos anos 20 a 50 do século passado, embora antes já aqui estivessem.

Durante vários anos, os ternos de Reis eram acompanhados de pastorinhas, cujo número variava, podendo ser superior a 30 ou mais, com roupas coloridas, entoando cantigas religiosas, ou não. Depois, os Ternos de Reis tornaram-se mais simples, nas vilas, povoados e na cidade de Vitória da Conquista.

E não são poucos os Ternos de Reis. Dentre outros, podem ser citados: Brasil Vencedor, Cruzeiro do Sul, Estrela Dalva, Flores de Boa Nova, Reis de Campo Formoso, Reis de Iguá, etc.

Os Ternos de Reis fecham as comemorações do Natal, celebrando a caminhada e a visita dos Reis Magos ao recém-nascido Jesus Cristo. Embora as cantigas que entoavam geralmente apresentem semelhanças, há variantes. Apesar da simplificação verificada nos últimos 50 anos, os ternos desenvolvem suas atividades como há séculos: Um grupo de homens e mulheres, cantando, e tocando instrumentos musicais, andando pelas ruas e visitando casas.

A primeira parte consiste na passeata, entoando cantiga, acompanhada de tambores, pandeiro, caixas, flautas e matraca, alusiva à viagem dos Reis Magos e ao nascimento de Jesus Cristo. A segunda parte é o cântico à porta da casa visitada (que deve estar fechada até o fim do canto do pedido de visita). A terceira parte é a visita ao presépio (lapinha) ou à imagem de Jesus Menino e, feito o canto em homenagem a esse, segue-se a parte final com a “brincadeira” em que algumas quadras são cantadas em ritmo de samba de roda, com acompanhamento de instrumentos musicais, e exibição coreográfica, e bebida (licor, de preferência) é servida aos reiseiros.

Os Ternos de Reis sobrevivem no Planalto da Conquista e podem ser encontrados dos dias 25 de dezembro a 6 de janeiro de cada ano. A Prefeitura Municipal tem incentivado apresentação a um público maior, por vários ternos, durante festejos natalinos em Vitória da Conquista, vale a pena vê-los em sua indumentária típica e em sua alegria contagiante.

Nenhum comentário:

Administração Comemora COP 30 vendendo Áreas Verdes Públicas

  Blog do Anderson  >  Colunistas  >  A Opinião de Ruy Medeeiros | Administração Comemora COP 30 vendendo Áreas Verdes Públicas       ...