quarta-feira, 30 de maio de 2012


A Tragédia do Tamanduá – Finalmente a História.
(Digitado, 069/2004)


Em 10 de outubro de 1895, no município de Belo Campo, que pertencia ao domínio de Conquista (hoje Vitória da Conquista), na Região Centro Sul do Estado da Bahia, sob comando de Calixtinho, cerca de 110 homens sitiaram a Fazenda Tamanduá e promoveram a chacina de número superior a 20 pessoas. Era a tragédia do Tamanduá, como ficou conhecido na região o desenlace de uma luta de famílias, cuja forma encobre algo maior: a violência política presente nos sertões.

O fato permaneceu na memória dos familiares das vítimas, especialmente passa de pai a filho no âmbito das famílias Ferraz, Fernandes de Oliveira e Lopes Moitinho. Em Pau de Espinho, fazenda vizinha, estão restos mortais das vítimas.

Embora vivo na memória e considerado de grande importância, o fato foi objeto de registro escrito de forma resumidíssima, abstraído de seu contexto, fragmentariamente.

Isnara Pereira Ivo, historiadora, Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, resolveu, em mestrado, pesquisar e escrever sobre o tema. O resultado, com alterações que melhoraram a sua dissertação, é este livro. Finalmente, a Tragédia do Tamanduá tem a sua História escrita. A autora fez demorada e profunda pesquisa e, com isso, pode apreender a contexto maior daquele fato. Mandonismo local, estrutura e entrelaçamento familiar, poder público, vinculação entre ordens privada e pública, violência, disputas internas, memórias, estão examinados e contextualizados. Disso resulta o conhecimento – embora mais que isso – da configuração do mando na Imperial Vila da Vitória, que seria depois município da Conquista, e desde a década de 40 do século passado, Vitória da Conquista. Assim, não é apenas a história da tragédia, mais de uma sociedade num lugar determinado, em afirmativo panorama.

A jovem historiadora lega-nos estudo fundamental para conhecimento da vida político-social de grande parte do Sertão, pois o palco onde ocorreu quase que foi toda a mesoregião Centro Sul do Estado, imensa área da Bahia.

Este é um livro essencial.


Ruy Medeiros 

Nenhum comentário:

A Conquistense do Araguaia

  Blog do Anderson  >  Colunistas  >  Ruy Medeiros | a Conquistense do Araguaia Setenta e cinco anos é a idade que ela teria nesse 22 ...