sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Eduardo Meira de Araújo

 






Homenagem a Eduardo Meira é de sempre. A deste momento é diferente pelo tipo de sentimento: a perda. Ontem, Eduardo faleceu e foi sepultado. Os últimos dias foram-lhe penosos. O coração não resistiu.

Eduardo Meira, filho de Mário Vieira de Araújo e Ramira Meira de Araújo, nasceu em 06 de novembro de 1954, por acaso em Ilhéus, pois a família é conquistense (lembro que um dos ascendentes é Almirante, aquele que se envolveu na disputa entre Meletes e Peduros).

Militou nos movimentos sociais desde bem jovem. Esteve, ainda estudante, junto a jovens contestadores do regime militar, grupo que fazia circular uma folha mimeografada com o título “O Combatente”. Participou da oposição sindical dos comerciários, foi um dos fundadores da CUT – Regional Sudoeste da Bahia, do Centro de Assessoramento em Trabalhos Sociais, de Labor Assessoria, ativo integrante da Oposição Operária, do Grupo Parp (Parto). Militou no PT, mas desse afastou-se. Junto a professores, desenvolveu trabalhos no sentido de dota-los de um outro sindicato.

Era Eduardo Meira personalidade presente nos movimentos e manifestações populares. Espírito socialista, lúcido e inteligente, era muito querido.

Formado em Geografia, era professor dessa ciência, na rede estadual. Deixa forte lembrança entre seus discentes.

Para os seus, Sara, Hugo e Raquel, meu abraço forte. Seu Eduardo é exemplo de homem.


Nenhum comentário:

A Conquistense do Araguaia

  Blog do Anderson  >  Colunistas  >  Ruy Medeiros | a Conquistense do Araguaia Setenta e cinco anos é a idade que ela teria nesse 22 ...